Carreira

Hora de crescer e ascender profissionalmente como servidor

Durante sua escalada funcional na estrutura da Administração Municipal, o servidor efetivo vai mudando de categoria (progressão) para alcançar um novo nível (promoção)

O avanço e a ascensão são etapas fundamentais na carreira dos servidores públicos da Prefeitura de São Paulo e servem para indicar o crescimento e a evolução dentro da organização. Esses procedimentos são baseados na configuração das carreiras e consiste em diferentes níveis e categorias.

Para crescer na estrutura, os servidores devem cumprir certas exigências determinadas por leis específicas, tais como tempo de trabalho, avaliação de performance e aquisição de certificados de qualificação profissional.

Lembrando que a estrutura de cada carreira é definida por legislação específica e podem ter a seguinte composição:

Níveis: é o agrupamento de cargos de mesma denominação e Categorias diversas.

Categorias: Uma subdivisão do nível, que serve de indicativo da posição do servidor no respectivo nível (Categoria 5 do nível 1; categoria 2 do nível 3, por exemplo).

Classes: é o agrupamento de cargos da mesma denominação e idêntica referência de vencimento.

Graus: é a posição horizontal do servidor na carreira, representado por letras, de “A” (na qual ocorre o ingresso do servidor) até “E” (última posição horizontal).                                                                                           

A progressão funcional é a mudança de categoria que se dá dentro de um mesmo nível. Para isso, o servidor (que já cumpriu seu estágio probatório) deve contar com 18 meses de efetivo exercício em cada categoria, mais o resultado das avaliações de desempenho e apresentação de títulos, certificados de cursos e atividades.

Progressão e promoção funcional

A promoção funcional é um avanço importante, que possibilita ao servidor passar para o próximo nível na mesma área de atuação. Este avanço premia o servidor por seu mérito e esforço, incentivando a buscar melhorias contínuas no serviço público.

O servidor pode ainda receber uma promoção por merecimento, que representa um avanço significativo. Neste caso, ele é elevado de um grau mais baixo para outro imediatamente acima e da mesma classe. Este progresso não só melhora a posição profissional do funcionário, mas também proporciona novas possibilidades, desafios e responsabilidades.

Quem acompanha o avanço do servidor?

Os processos podem ser gerenciados de forma centralizada pela Divisão de Gestão de Carreiras (DGC), pelo Departamento de Planejamento e Gestão de Carreiras (DPGC), ou ainda de forma descentralizada, com as unidades de Recursos Humanos atendendo aos servidores. O objetivo com essa flexibilidade é assegurar uma abordagem personalizada, que esteja de acordo com as necessidades e projetos individuais dos funcionários.

Dessa forma, a evolução e ascensão não apenas são marcos na trajetória dos servidores da Prefeitura de São Paulo, como também demonstram o comprometimento da Administração Municipal com o crescimento profissional e valorização do desempenho de seus colaboradores, contribuindo para a qualidade e eficácia dos serviços oferecidos à população.

  • Secretaria Municipal de Gestão - SEGES
  • Viaduto do Chá, 15 - 8º Andar
  • Edifício Matarazzo - Centro
  • Contato:
  • (11) 3113-8000
Copyright © Prefeitura de São Paulo - SEGES/COTIC 2024