Capacitação

Capacitar-se é o melhor negócio para o servidor

Servidor capacitado vai mais longe no serviço público. Fazer cursos, além de promover o desenvolvimento profissional, pode ser requisito obrigatório para o crescimento em carreiras (quando há essa previsão na legislação específica).

E a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo Álvaro Liberato Alonso Guerra (EMASP) dá uma grande ajuda a quem quer se atualizar nos mais diferentes temas e eixos. A cada semana, são oferecidos gratuitamente cursos e oficinas de curta e média duração, voltados a capacitar e aprimorar o desempenho dos agentes públicos da Prefeitura de São Paulo.

Somente em 2023, a EMASP capacitou quase 50 mil pessoas das mais de 130 mil que fazem parte do quadro de servidores ativos da Prefeitura paulistana. Ao longo do último ano, foram oferecidos 115 eventos formativos e formadas 295 turmas.

E você, conhece a EMASP? Veja o que ela pode fazer por você.

Clique no ícone abaixo e saiba quais são os cursos com matrículas disponíveis nesta semana.

Quais são as regras para validação dos cursos?

Como já mencionamos, fazer cursos e participar de eventos podem ser requisitos obrigatórios para o crescimento em carreiras quando há essa previsão na legislação específica. Mas, para cumprir essa função, estes cursos e eventos precisam ser validados. Isto significa que o projeto pedagógico foi analisado e aprovado pela Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e que recebeu um número que o identifica como uma capacitação validada.

Capacitações promovidas pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e pelas outras Escolas de Governo da Prefeitura de São Paulo, como a Escola Municipal de Administração Fazendária (EMAF), Escola Municipal de Saúde (EMS), Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e por vários órgãos da Prefeitura de São Paulo são, em geral, previamente validados.

Quando uma capacitação validada é concluída e o servidor é aprovado, esta informação é registrada no perfil do servidor. Este pode controlar e consultar o registro dos cursos validados em que foram aprovados na Área Restrita do Servidor.

Como participar dos cursos da EMASP?

A abertura de inscrições é divulgada a todos os servidores da Prefeitura de São Paulo pelo e-mail institucional. Os novos cursos são também divulgados no site da EMASP, no campo “Inscrições Abertas”.

Os interessados devem preencher o formulário, serão submetidos à triagem pela equipe da Escola e informados do resultado pelo e-mail cadastrado durante o preenchimento.

Como saber quais cursos validados são oferecidos para os servidores?

As Secretarias e/ou Escolas de Governo que ofertam cursos costumam divulgá-los nos e-mails institucionais dos servidores, e destacar quais são validados.

Para quem tem necessidade de atualização de um tema específico de sua carreira ou atividade exercida, uma boa ideia é seguir o site dos órgãos que oferecem cursos regularmente. Além da EMASP, essas são algumas das principais Escolas de Governo da Cidade de São Paulo. É só clicar nos links pra ir para as páginas delas:

  • Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), da Procuradoria Geral do Município de São Paulo.
  • Centro de Formação em Controle Interno (CFCI), da Controladoria Geral do Município (CGM). 

É possível validar cursos ou eventos realizados em outras instituições?

Cursos e eventos promovidos por instituições externas também podem ser aceitos para o crescimento da carreira como referendados. Nesse caso, o programa do curso e o respectivo certificado de conclusão devem ser apresentados pelo servidor ou pela servidora na área de Recursos Humanos da Secretaria ou Subprefeitura de alocação.

A unidade de Recursos Humanos procederá então à análise que consiste em:

a. verificar se o curso/evento está correlacionado ao cargo do servidor ou servidora ou à natureza das atividades desenvolvidas;

b. verificar a idoneidade da instituição promotora do curso ou do evento e se está devidamente registrada em órgão competente;

c. na hipótese de os certificados não possuírem as informações necessárias, orientar o servidor ou a servidora a obter junto à instituição promotora os dados faltantes, tais como carga horária;

d. verificar se a instituição e o curso já estão cadastrados no catálogo do Sistema de Gestão de pessoas da PMSP e, caso negativo, informar à Divisão de Gestão de Carreiras (DGC) para os procedimentos necessários de inclusão.

Caso estejam de acordo com os critérios legais, será feita a inserção dos dados no SIGPEC e a informação ficará disponível para ser considerada para o crescimento na carreira quando necessário. Os servidores podem consultar a efetivação do registro dos cursos referendados na Área Restrita do Servidor.

Entre os cursos oferecidos por instituições públicas externas, vale conferir as opções da:

  • Secretaria Municipal de Gestão - SEGES
  • Viaduto do Chá, 15 - 8º Andar
  • Edifício Matarazzo - Centro
  • Contato:
  • (11) 3113-8000
Copyright © Prefeitura de São Paulo - SEGES/COTIC 2024