Avaliação de desempenho

Uma jornada em busca da melhoria contínua

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta fundamental para acompanhar o desenvolvimento funcional dos servidores municipais da Prefeitura de São Paulo. Por meio desse processo, busca-se avaliar os resultados obtidos no trabalho, tanto individualmente quanto em equipe, promovendo uma cultura de melhoria contínua e valorização do desempenho dos colaboradores. Essa prática é obrigatória para todos os servidores atuantes na Administração Direta, sejam eles efetivos, admitidos ou comissionados, e é composta por um ciclo anual que engloba diversas etapas, desde o estabelecimento de metas até a análise e divulgação dos resultados.

Qual é o ciclo de Avaliação de Desempenho?

O ciclo de Avaliação de Desempenho se inicia em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro de cada ano.

Como é feita a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é realizada por meio de cinco etapas:

  • Compromisso Coletivo
  • Compromisso Individual
  • Acompanhamento do Desempenho
  • Avaliação Parcial do Resultado do Trabalho
  • Aplicação dos Instrumentais

Como é a Avaliação da Dimensão Individual?

A Avaliação da Dimensão Individual considera o desempenho do servidor na realização das atividades de trabalho, atribuindo uma pontuação que pode chegar a um máximo de 600 pontos.

Como é a Avaliação da Dimensão Institucional?

A Avaliação da Dimensão Institucional é composta por quatro avaliações que totalizam 400 pontos, a saber:

  • Resultados de Trabalho
  • Avaliação do Trabalho em Equipe
  • Avaliação dos Usuários dos Serviços Públicos
  • Avaliação das Condições de Trabalho.

E se o servidor ou o gestor não concluir a avaliação?

Se o servidor não concluir os instrumentais de avaliação, suas notas não serão carregadas, e o gestor não concluindo, a avaliação de todos os servidores da equipe ficará pendente.

Dados do meu gestor não aparecem: O que fazer?

Se os dados do gestor não aparecerem no sistema, é necessário comunicar a Unidade de Recursos Humanos (URH) para que os problemas sejam verificados, corrigidos e, finalmente, possa ser avaliado.

Dados do gestor incorretos: O que fazer?

Caso os dados do gestor estejam incorretos, a URH deve ser informada para que as correções sejam realizadas.

Como avaliar em mais de um vínculo?

Para realizar a avaliação em mais de um vínculo, o servidor deve acessar a Área Privada, selecionar o vínculo desejado e acessar os instrumentais de avaliação.

E se o sistema não opere adequadamente?

Caso o sistema não funcione ou apresente algum erro, recomenda-se tentar novamente em outro momento e, se persistir o problema, informar imediatamente a URH para verificação e correção.

Como proceder no caso de servidor cedido a outro órgão?

O servidor cedido a outro órgão poderá ser avaliado pelo respectivo órgão, mas caso não siga a legislação da Avaliação de Desempenho, o servidor terá direito à maior nota das últimas três avaliações.

Servidor afastado por motivo de saúde precisa fazer a avaliação?

Os servidores afastados por motivo de saúde não participam do processo de avaliação de desempenho.

Como proceder no caso de servidor em Licença de Interesse Pessoal (LIP)?

Os servidores em Licença de Interesse Pessoal (LIP) não participam do processo de avaliação de desempenho.

Servidor efetivo ou admitido em cargo de Secretário, Subprefeito ou Chefe de Gabinete precisa ser avaliado?

Sim. Aplica-se, no que couber, a avaliação aos servidores efetivos ou admitidos em cargo de Secretário Municipal, Subprefeito e Chefe de Gabinete.

Onde fazer a Avaliação de Desempenho?

Os instrumentais de avaliação de desempenho estão disponíveis na Área Privada do Servidor, no mesmo local onde é disponibilizado o holerite eletrônico, isto é, no link https://bit.ly/3Vrh31o.

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  • (11) 3113-8000
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