Você sabia que manter uma posição inadequada no trabalho é um dos principais fatores que causam dores, cansaço, enxaqueca e queda de rendimento? Sem falar em problemas mais graves, como escoliose e hérnia de disco.
No entanto, pequenas mudanças na rotina podem bastar para prevenir possíveis incômodos e melhorar a qualidade de vida. E, neste sentido, uma das iniciativas mais importantes é a adoção de uma postura correta ao se sentar. A seguir, dez passos que ajudam a alcançar uma postura correta.
A função das curvaturas são basicamente aumentar a mobilidade da coluna e a capacidade de absorção de impactos verticais. Quando nos sentamos de forma “largada” na cadeira, sem um bom apoio, temos uma tendência natural a reduzir a nossa lordose lombar e aumentar a cifose torácica (a popular corcunda).
Alguns assentos são demasiadamente duros e passar o dia inteiro sentado neles pode prejudicar os músculos dos glúteos. Uma solução simples é colocar uma almofada na cadeira e assim obter mais conforto.
O afastamento deve ser leve, seguindo a linha do quadril. Assim você mantém o alinhamento natural do corpo e não força as articulações.
Atividades físicas ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo, prevenindo as lesões causadas por músculos fracos e moles.
Deixar os ombros caírem para frente é uma tendência que você precisa evitar. Mantenha-os para trás e relaxados para não forçar demais o pescoço. Isso evita dores e tensões musculares.
Carregar peso em excesso é um fator que o distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo das exigências do seu trabalho ou da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.
O corpo não foi feito para ficar muito tempo na mesma posição, mesmo que você esteja com a postura correta. Então crie o hábito de se levantar em intervalos de 30 minutos ou uma hora, movimente-se e faça um alongamento.
Cadeiras giratórias são comuns e requerem atenção especial. Quando for mover a cadeira, não torça o tronco, mexa-o como se fosse um bloco único, assim você evita riscos de torções.
Quem trabalha em um escritório precisa garantir que a tela do computador seja mantida sempre na altura dos olhos para que não seja preciso abaixar a cabeça. Assim, o recomendado é que sejam feitas algumas adaptações para evitar dores e lesões na coluna.
Cruzar uma perna sobre a outra ou se sentar de lado sobrecarrega um dos quadris. O peso do corpo precisa ficar distribuído uniformemente para não forçar as articulações.