Modernização da gestão de estoques de materiais de consumo imediato está em curso

Projeto de almoxarifado virtual trará mais eficiência, menor custo e gerenciamento de forma inovadora dos estoques dentro da PMSP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, lançou um Pregão Eletrônico para a contratação de serviços continuados de Almoxarifado Virtual. O objetivo da licitação é otimizar espaços, agilizar o atendimento e reduzir custos. O projeto-piloto será implementado em 13 unidades da Prefeitura.

Na prática, o almoxarifado virtual é um serviço de logística dotado de um sistema informatizado para fornecimento de materiais de consumo administrativo, como itens de escritório.

Estima-se que a adoção do Almoxarifado Virtual nas 13 unidades iniciais resultará em uma economia aos cofres públicos de, aproximadamente, R$ 517,5 mil por ano, evidenciando as vantagens e ganhos proporcionados pela implantação desse modelo.

O Almoxarifado Virtual representa uma estratégia inovadora de aplicação do conceito de just in time (na hora certa) no processo de compra e contratação do setor público, visando a um gerenciamento eficiente da produção com “estoque zero”.

Essa abordagem garante que os insumos necessários para os programas, projetos e atividades da entidade pública sejam fornecidos no momento preciso, por meio do monitoramento contínuo do ciclo produtivo.

Vantagens com o novo processo

• Redução do número de processos administrativos para aquisição de materiais de escritório;
  • Realocação da força de trabalho para atividades-fim da unidade;
  • Uniformização dos materiais utilizados;
  • Redução de estoques físicos;
  • Maior agilidade nas entregas;
  • Racionalização do consumo;
  • Aumento da transparência;
  • Aprimoramento dos níveis de planejamento; e
  • Gestão e controle do processo de aquisição por meio de ferramentas tecnológicas.

Órgãos que fazem parte do Grupo-piloto do Almoxarifado Virtual da PMSP

• Secretaria Municipal da Cultura (SMC);
  • Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA);
  • Secretaria Municipal de Gestão (SEGES);
  • Secretaria Municipal de Transporte (SMT);
  • Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB);
  • Subprefeitura M´Boi Mirim (Sub/MB);
  • Subprefeitura Sapopemba (Sub/SB);
  • Subprefeitura Jaçanã/Tremembé (Sub/JT);
  • Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha (Sub/CV);
  • Subprefeitura Vila Mariana (Sub/VM);
  • Subprefeitura Itaquera (Sub/IQ);
  • Subprefeitura Lapa (Sub/LA); e
  • Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme (Sub/MG).