10 restaurantes que realmente vale a pena visitar no Centro Histórico de São Paulo

De clássicos a mais moderninhos, no térreo ou no terraço, eles têm em comum uma coisa: comida de primeira

Servidores públicos de SEGES, que tal explorar a diversidade culinária do Centro da cidade? Com uma variedade de restaurantes que oferecem desde pratos tradicionais até sabores internacionais, há experiências gastronômicas para todos os gostos. Inclusive o seu. Então, não deixe para depois. Venha descobrir os melhores lugares para uma experiência prazerosa. Afinal, comida boa se põe à mesa.

Abaru: brasilidade e diversidade

No coração do Centro de São Paulo, o Abaru é mais que um simples restaurante – é uma celebração da brasilidade e da diversidade cultural do país. Inspirado na icônica obra “Abaporu” (de Tarsila do Amaral), e na conexão do homem com a terra, o chef Onildo Rocha leva os visitantes a uma verdadeira expedição gastronômica pelo Brasil. São pratos que refletem as riquezas dos sertões, da Amazônia, das matas e dos mares. Ali, cada sabor conta uma história.

Serviço: Rua Formosa 157 (acesso exclusivo pelo subsolo do Shopping Light). Tel. 11 2853-0373

Aroma e Sabor: da moussaka grega ao acarajé baiano

O restaurante Aroma e Sabor é um verdadeiro ícone gastronômico. Sob o comando de Silvana Molinari e Marco Antônio Serozini, o buffet por quilo oferece uma vasta variedade de pratos que conquistam os clientes, com opções que vão do moussaka, a lasanha de berinjela de origem grega, ao acarajé, passando por dadinho de tapioca. O ambiente acolhedor se estende ao charmoso pátio externo, com seu piso de tijolinhos e vegetação exuberante, criando uma atmosfera reminiscente de uma vila italiana. Além disso, proporciona uma vista encantadora para o Farol Santander e o Mosteiro de São Bento. Com uma história que remonta à matriarca Mama Odete e agora na segunda geração, o restaurante mantém vivo o espírito familiar e acolhedor.

Serviço: Rua São Bento, 545. Tel. (11) 3106-1544.
Site: www.restaurantearomasabor.com.br
Horário de funcionamento: Das 11h às 15h

Bar Salve Jorge: para se sentir em casa

Um ponto de encontro que celebra a tradição e a modernidade desde 2006. Sob a liderança de Wanderley Romano, o espaço homenageia não apenas o santo guerreiro, mas também figuras emblemáticas como Jorge Ben e George Clooney. Com uma decoração que mescla elementos históricos e contemporâneos, o ambiente acolhedor convida os clientes a se sentirem em casa, enquanto desfrutam de uma variedade de pratos brasileiros e drinks refrescantes. O Salve Jorge é mais do que um bar; é um símbolo da paixão pelo Centro de São Paulo e uma experiência gastronômica imperdível para todos os visitantes.

Serviço: Praça Antonio Prado, 33, Centro (Próximo à Estação São Bento). Tel. (11) 3107-0123. WhatsApp para reservas: (11) 99998-5540.
E-mail: contatocentro@barsalvejorge.com.br

Boteco 28: enaltecendo a cozinha caipira

Nascido com o propósito de valorizar as iguarias encontradas no interior paulista e preservar a tradição da cozinha caipira, o Boteco 28 busca entender os alimentos e seus rituais de preparo. Com um ambiente aconchegante e vibrante, o restaurante oferece ao visitante um encontro com receitas que mesclam tradição e modernidade. O Boteco 28 está sob a responsabilidade do chef Deivid Marques, que traduz todo esse repertório cultural em uma alta gastronomia que encanta os paladares mais exigentes.

Serviço: Rua João Bricola, 24, 28˚ andar. Tel. (11) 3553-6784.
Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 11h30 às 22h

Terraço Itália: um clássico que não sai de moda

O Terraço Itália é muito mais do que um simples restaurante; é um ícone de elegância e exclusividade que faz parte da história da cidade de São Paulo. Fundado em 1967, pelo imigrante italiano Evaristo Comolatti, o Terraço oferece a mais bela vista panorâmica da metrópole, tornando-se um ponto de encontro para celebridades e personalidades. Ao longo de cinco décadas, o Terraço Itália se consolidou como um espaço de requinte, oferecendo uma experiência gastronômica única em um ambiente luxuoso e intimista. Seja para celebrar grandes conquistas ou reencontros entre amigos, o Terraço Itália é o local perfeito para servir de palco para momentos especiais, seja em almoços, jantares ou eventos sociais e corporativos.

Serviço: Avenida. Ipiranga, 344, 41º andar, República. Tel. 11 2189-2929
Horário de Funcionamento: De segunda a quinta, das 12h às 24h; sexta e sábado, das 12h à 1h; e domingo, das 12h às 23h.

Carlino Ristorante: o primeiro entre os pares

Um verdadeiro tesouro gastronômico com mais de 140 anos de história. Fundado em 1881 por Carlo Cecchini, o restaurante é conhecido como o mais antigo da cidade e mantém sua tradição até os dias de hoje. Sob o comando da família Marino desde 1978, o Carlino preserva a essência da cozinha toscana, oferecendo pratos que remontam ao século 19, como o coelho alla lucchese e o cabrito à caçadora. No entanto, mesmo com toda essa tradição, o Carlino não fica estagnado no tempo, sempre buscando se atualizar e introduzir novas técnicas e receitas, como o agnolotti recheado de calabresa. Com um ambiente acolhedor e uma clientela fiel, o Carlino continua sendo um ponto de encontro para os apreciadores da boa comida italiana e da história da cidade de São Paulo.

Serviço: Rua Epitácio Pessoa, 85, Vila Buarque. Tel. (11) 3258-5055.
Horário de funcionamento: terça, das 11h às 15h; quarta e quinta, das 11h30 às 15h; de sexta a domingo, das 11h às 16h.

A Casa do Porco: para os amantes de carne suína

A Casa do Porco é um restaurante que busca promover a culinária brasileira e demistificar aspectos relacionados à carne suína. Com um compromisso com a sustentabilidade, o estabelecimento valoriza o pequeno produtor e utiliza porcos de raças brasileiras, criados de forma natural. Todo o processo de produção, desde massas até embutidos, que são feitos internamente e sem conservantes. Com seu menu degustação, oferece uma experiência gastronômica única, destacando pratos, como o Porco San Zé, e sobremesas, como o creme de mamão com sorvete de jabuticaba.

Serviço: Rua Araújo, 124, República. Tel. 11 3258-2578.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 12h às 17h.

Esther Rooftop: uma experiência nas alturas

Localizado na cobertura de um prédio de 1930, na Praça da República, hoje tombado, o Esther Rooftop oferece uma culinária descomplicada e uma vista deslumbrante do Centro de São Paulo. Petiscos como Wontons fritos de camarão e frango ou lascas de presunto cru são algumas das iguarias do lugar. Mas não para por aí. O cardápio convida os clientes a experimentar uma variedade de pratos, que incluem a terrine de porco, a sardinha inteira com manteiga de algas e o menu executivo no almoço. No jantar, opções como pernil de cordeiro e ensopado de frutos do mar tailandês estão disponíveis. Para a sobremesa, o brioche Esther é uma boa pedida. E, enquanto admira lá do alto a vista da cidade, aproveite a experiência com um bom vinho branco gelado.

Serviço: Rua Basílio da Gama, 29, República. Tel. (11) 3256-1009.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 24h; sábado, das 12h às 24h; e domingo, das 12h às 17h.

Sujinho: uma tradição paulistana

Fundado nos anos 1960, é um ponto de parada obrigatório na região central de São Paulo, conhecido por sua comida caseira de qualidade. O Sujinho original nasceu na esquina das ruas Consolação e Maceió. Logo, começou a se destacar por sua bisteca bovina e feijoada e atrair visitantes ilustres, como os integrantes da Jovem Guarda, que gravavam um programa semanal ali próximo, no auditório da TV Record. O boteco foi vendido nos anos 1990 e passou por um processo de expansão e modernização. No entanto, uma coisa não mudou: o sabor único de tudo que é oferecido ali.

Serviço: avenida Ipiranga, 1.068 – República. Tel. (11) 3154-5207.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h30 às 24h; domingo, das 11h30 às 23h.

Café Girondino: vintage e saboroso

O Girondino nasceu em 1998 e, desde então, encanta seus visitantes com seu ambiente charmoso e que remete a uma São Paulo que não mais existe. O lugar é café, mas também é restaurante, sendo uma boa pedida para qualquer momento do dia, do café da manhã ao happy hour, passando, claro, pelo almoço. Dentre os pratos, destaque para o ravióli de ricota e ervas ao sugo, mas os bolinhos de bacalhau e os de abóbora com carne seca também fazem muito sucesso. E na hora de escolher algo doce, a torta de chocolate com recheio de nozes e damasco agrada aos mais diferentes paladares, sem contar o já tradicional arroz doce, com sua textura única e toque cítrico.

Serviço: rua Boa Vista, 365. Tel. (11) 3229-4574.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 20h; sábado, das 7h30 até 19h. Domingo, somente no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), das 9h às 20h.

  • Secretaria Municipal de Gestão - SEGES
  • Viaduto do Chá, 15 - 8º Andar
  • Edifício Matarazzo - Centro
  • Contato:
  • (11) 3113-8000
Copyright © Prefeitura de São Paulo - SEGES/COTIC 2024