Realizado em 21 de abril (domingo), o processo seletivo do Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo (PRGP) teve mais de 1,4 mil pessoas inscritas e, deste número, cerca de 800 realizaram a prova objetiva e dissertativa.
O objetivo com o programa, que está em sua segunda turma e com 100 vagas disponíveis, é trazer inovação, estimular a formação e contribuir para o desenvolvimento de políticas e temas ligados à gestão.
De acordo com o edital, o resultado final das provas objetiva e dissertativa será publicado no Diário Oficial da Cidade e divulgado no site do Instituto Mais em 17 de maio de 2024. Durante o Programa, os residentes são supervisionados por servidores municipais e participam de treinamento em serviço e atividades em temas ligados a diversas políticas públicas dos distintos órgãos da Prefeitura de São Paulo.
A bolsa-auxílio do Programa de Residência em Gestão Pública varia de R$ 2.587,12 para a jornada de 30h semanais até R$ 3.449,49 para 40h, além de outros benefícios como vale-transporte e auxílio-refeição. De acordo com as normas do edital, 30% das vagas estão reservadas para pessoas negras e afrodescendentes, enquanto outras 10% para pessoas com deficiência.
O PRGP tem duração mínima de 12 meses, podendo ser renovado, a critério da administração, por até 12 meses, mediante avaliação prévia de desempenho, com o recebimento de um certificado de conclusão ao final. Os residentes também desenvolvem e apresentam um Trabalho de Conclusão de Residência, além de participarem de diversas atividades complementares e de extensão.