Avaliação on-line deu agilidade e facilitou acompanhamento dos resultados

Transição do papel para o digital também reduziu custos, minimizou a chance de erro e simplificou os processos das URHs e SUGESP

Todos os servidores públicos municipais da cidade de São Paulo tiveram até o dia 31 de dezembro para preencher sua Avaliação de Desempenho, processo que acontece anualmente e é feito totalmente on-line. A mudança do papel para o digital começou em 2016, quando a Secretaria Municipal de Gestão (SSEGES) deu início à transição, que trouxe agilidade e redução de custos. Naquele ano, 11 secretarias aderiram, o que representou logo de partida 70% dos servidores. Esse índice chegou a 88% em 2021 e hoje é de 100%.

“O processo que antes demandava um longo trabalho de impressão, entrega e lançamento de informações, hoje é mais simples, econômico e seu formulário pode ser acessado pelo servidor de onde ele estiver”, conta Sergio Pilotto, diretor da Divisão de Gestão de Carreiras, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), e líder da equipe composta por sete servidores, responsável pela implantação da avaliação de desempenho on-line na administração municipal. “Todas as unidades em que implantamos a avaliação de desempenho on-line nos retornaram muito satisfeitas com o resultado”, avalia.

Segundo ele, a Avaliação de Desempenho on-line trouxe eficiência em todos os sentidos. Minimizou a chance de erros e simplificou os processos realizados pelas unidades de recursos humanos e Supervisões de Gestão de Pessoas (SUGESP); facilitou a visualização do servidor à sua nota final, já que ele não necessita mais de consulta ao Diário Oficial; e ainda reduziu gastos com impressão e transporte dos instrumentais.

Processo de implementação

A avaliação de desempenho é constituída de perguntas sobre o trabalho, equipe e chefia. Anualmente, os servidores da Prefeitura de São Paulo devem responder, avaliando a si mesmos e ao superior; assim como o gestor realiza sua autoavaliação, além de avaliar sua equipe, condições de trabalho e chefia. O resultado final da avaliação é usado como insumo para o crescimento na carreira de servidores efetivos, para o pagamento de gratificações, para processos seletivos, analise de movimentação de servidores, entre outros.

O processo dura um ano e compreende as seguintes etapas: compromisso individual, compromisso coletivo, acompanhamento de desempenho, avaliação parcial e encerramento de ciclo. Entre janeiro e fevereiro, além da consolidação dos dados do ano anterior, a Divisão de Gestão de Carreiras recebe o feedback das unidades. “Esse é o momento de conhecer e aprender mais com cada experiência na prática. Levamos em conta a opinião e as contribuições dos servidores envolvidos no processo. Eles são nosso termômetro de satisfação”, afirma Pilotto.

Desafios

Nem todos os processos são fáceis de serem transformados em realidade, ainda mais em um cenário que envolve mais de 125 mil servidores – só na administração direta. Para o diretor Sergio Pilotto, trabalhar com as particularidades de cada unidade é muito desafiador. “É complexo o processo de entender e solucionar as dificuldades das unidades. Como exemplo, podemos citar o acesso à internet, o equipamento utilizado, resistência a mudanças e outros fatores”, destaca.

Genivaldo Gomes, assessor técnico da Divisão de Gestão de Carreiras da COGEP e, participa de perto da implantação, conta que o maior desafio foi a implantação na Secretaria da Educação. “Na SME, a principal dificuldade foi o grande número de servidores, a abrangência territorial onde a esta pasta executa suas atividades e a alta rotatividade de servidores nas unidades”, conta. Mas ainda diante destes obstáculos, o desafio foi superado e o resultado foi reconhecido, ficando o projeto entre os finalistas do Premia Sampa 2020. “Foi preciso muito empenho dos envolvidos, cerca de 50 pessoas, tanto da nossa equipe quanto da Secretaria da Educação. As inúmeras conversas, orientações e o feedback recebido foram muito importantes para alinharmos esse modelo”, afirma.

+ Para mais informações e acesso à área restrita para preenchimento da Avaliação de Desempenho, basta clicar no link: https://bit.ly/47ONdHt

+ Confira o vídeo de apresentação da equipe de servidores responsável pelo projeto de Implementação da Avaliação de Desempenho On-line na Secretaria da Educação