São Paulo: terra de oportunidades para estagiários

Se você virar para o lado, é quase certo que encontrará um estagiário a um olhar de distância. Isso acontece porque a Prefeitura de São Paulo se transformou nos últimos anos na maior empresa em quantidade de oferta de estágios no Brasil. Já são quase 11 mil jovens nestas condições, que atuam nos mais diferentes times da gestão municipal e sob a orientação de servidores altamente qualificados, que dão o suporte necessário ao crescimento profissional. Por conta desse trabalho de longo prazo, que começou na década de 1970, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura ficou em primeiro lugar no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, que distingue as organizações públicas e privadas que se destacam na oferta dessa chance profissional a jovens estudantes em início de carreira.

O ponto alto dessa relação amigável Prefeitura-estagiários é o Prêmio Melhores Práticas de Estágio na PMSP, realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Ele condecora e gratifica projetos de estagiários da gestão municipal, que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas da capital paulista. Instituído em 2010, pelo Decreto 51.337, o prêmio chegou este ano a sua 12ª edição. Dos 184 projetos inscritos, 12 foram escolhidos para concorrer a um prêmio em dinheiro, cujo valor varia de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil (modalidade individual) e de R$ 3 mil a R$ 6 mil (modalidade grupo). O nome dos vencedores foi revelado na quarta-feira (13 de dezembro), em cerimônia realizada no Centro Cultural São Paulo.

Perfil dos estagiários e valor da bolsa

No levantamento realizado em 30 de novembro, eram 10.440 estagiários na Prefeitura de São Paulo, contra 9.443 do mês anterior, o que representa um aumento de mais de 10%. Destes, 78 estão na Secretaria Municipal de Gestão. Analisando o todo, as mulheres são maioria, ocupando 84,51% das vagas, e cerca de um terço se autodeclara negro, negra ou afrodescendente. Atualmente, o valor da bolsa-estágio varia de R$ 700 (ensino médio, 20 horas semanais) a R$ 1500 (ensino superior, 30 horas semanais), como direito a auxílio-transporte (R$ 193,60 por mês) e, para aqueles que cumprem 30 horas semanais, mais R$ 26,25 de auxílio-refeição por dia.

+ Conheça os vencedores do Prêmio Melhores Práticas de Estágio na PMSP