Ressignificando o Trabalho é um caminho de saída da zona de conforto e para a dignidade

Programa de iniciativa da SEGES oferece atualização profissional e chance de recomeço profissional em novo órgão da Administração Municipal

Por definição zona de conforto são todas as situações da vida – pessoal ou profissional – que, com o tempo, tornam-se extremamente seguras, familiares e fáceis de administrá-las, uma vez que já é um terreno conhecido e dominado. Nesse sentido, o Programa Ressignificando o Trabalho representou uma saída dessa confortável zona para um grupo de 533 servidores do Serviço Funerário, que vêm sendo transferidos para outros órgãos da Administração Direta (Secretarias e Subprefeituras) e tendo um reencontro com sua dignidade profissional.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e permite a recolocação humanizada e eficiente dentro do serviço público municipal. Mas, antes, todos recebem capacitação e atualização para encarar os novos desafios.

Sabe-se que permanecer por muito tempo na zona de conforto pode prejudicar a saúde emocional, mental e até física de um indivíduo. Além disso, uma pessoa sem perspectiva não investe no seu intelecto e nem na sua capacidade de se relacionar socialmente. O processo de mudança traz comumente insegurança e medo diante do novo. Portanto, é preciso estar preparado para que, com trabalho e dedicação, o desconhecido se torne algo familiar e prazeroso.

Pensando nisso, os grupos foram submetidos a curso preparatório, com o qual adquiriram novas habilidades e competências. Temas como inclusão e alfabetização digital, um “bicho de sete cabeças” para muitos, foram desmistificados. Além disso, aprenderam técnicas de atendimento ao público, gestão documental em sistemas informatizados, zeladoria e jardinagem, além de ética no serviço público e ressignificação do trabalho.

Caráter permanente do programa

A edição de 11 de dezembro trouxe a informação de que mais 100 servidores do Serviço Funerário serão transferidos em 1º de janeiro de 2024. Este será o quarto grupo e com ele se atingirá um total de 533 pessoas realocadas. Até o momento, as Secretarias (especialmente Cultura, Verde e Meio Ambiente e Esportes e Lazer) receberam 190 servidores, enquanto que as Subprefeituras foram o destino para 243 deles.

Em relação ao perfil, 17% dos servidores alvo do programa são de nível médio (Assistentes Administrativos de Gestão e Guardas de Cemitério) e 83% de nível básico (Assistentes de Suporte Operacional), sendo apenas uma servidora de nível superior. A maioria deles tem mais de 50 anos de idade e mais de 20 anos de exercício no serviço público municipal. Vale lembrar que o programa Ressignificando o Trabalho tem caráter permanente e será utilizado em outras situações que exijam a transferência de grandes grupos de servidores da Administração Pública municipal.