Já deu uma atenção para sua saúde mental hoje?

Campanha Janeiro Branco promove uma reflexão sobre a saúde mental dos brasileiros

Desde abril de 2023, quando foi sancionada a lei federal nº 14.556, que instituiu a Campanha Janeiro Branco, o primeiro mês do ano é oficialmente dedicado à promoção da Saúde Mental. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e se transformou em um chamado à reflexão sobre um problema que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2022, mais de 1 bilhão de pessoas apresentam algum tipo de transtorno mental.

Portanto, o Janeiro Branco existe para voltar a atenção das pessoas a um tema que é bastante comum, mas que é geralmente ignorado ou esquecido. Além disso, a saúde integral vai além dos cuidados físicos, devendo-se também levar em conta a saúde emocional.

Página em branco

A opção por janeiro se deve ao fato de ser um período que tradicionalmente está associado a recomeço, renovação e mudança. Durante este período, somos inspirados a refletir sobre os próximos passos, sobre o peso que as nossas ações tem no futuro. Dentro desta visão de “página em branco”, todos são incentivados a mudarem os hábitos negativos e que são prejudiciais à saúde.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que certamente vai te ajudar a manter o seu equilíbrio emocional:

• pratique atividades físicas;
  • mantenha uma alimentação saudável;
  • nutra relacionamentos saudáveis;
  • esteja em contato com a natureza sempre que possível;
  • reserve momentos para respirar conscientemente e meditar;
  • evite exposição excessiva a notícias e redes sociais;
  • durma bem.

Rede SOMOS

Lançada em 2023, a Rede SOMOS promove ações propositivas voltadas à melhoria das condições de saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico dos servidores. A iniciativa envolve a SEGES, as unidades de recursos humanos em todas as pastas, chefias e os próprios servidores. Com ela é possível identificar as causas dos adoecimentos o mais precocemente possível e promover ambientes de trabalho saudáveis e protetivos em saúde mental na PMSP. Quer saber mais, clique aqui: https://bit.ly/3H41Cnn.

Programa Saúde Zen

A Secretaria da Saúde também oferece conteúdos on-line sobre práticas integrativas e complementares que podem contribuir para a sua saúde mental.  Acesse aqui o programa Saúde Zen, do canal da SMS no Youtube (https://bit.ly/4aJpbiM).